Compartilhe
11 de Março de 2016 – 02h51 horas / Folha de São Paulo

O Banco Central vai ampliar o alcance do seu Sistema de Informações de Crédito, conhecido pela sigla SCR.

 

A partir de 30 de junho, serão incluídas informações de clientes com dívidas bancárias que somem, pelo menos, R$ 200. Atualmente, o sistema conta com dados para quem possui financiamentos a partir de R$ 1.000 junto ao sistema financeiro. Esse patamar está em vigor desde 2012.

 

Com isso, o BC estima que a base de clientes abrangida pelo SCR passe de 77 milhões para 115 milhões, incluindo pessoas físicas e jurídicas. Em termos percentuais, isso representa passar de 96% para 98,5% das operações de crédito no país.

 

Os dados de cada cliente podem ser consultados por ele mesmo e pelas instituições financeiras às quais ele der autorização específica. O sistema mostra o saldo devedor e os valores adimplentes ou inadimplentes, por exemplo.

 

"A medida aumenta a quantidade de clientes que poderão consultar seus registros no SCR, além de permitir que as instituições financeiras ampliem sua capacidade de avaliação de risco de crédito", afirma o BC.

 

Segundo a instituição, a alteração também contribui para o monitoramento do sistema financeiro e do mercado de crédito, ampliando o foco sobre operações de crédito da população de baixa renda.


voltar