Atividade econômica avança 0,17% em outubro, aponta BC
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou crescimento de 0,17% em outubro, na comparação com o mês anterior, na série dessazonalizada. Em setembro, o resultado havia sido positivo em 0,47% (dado revisado de alta de 0,44%).

A expansão de outubro ficou praticamente em linha com a mediana das estimativas colhidas pelo Valor Data, de avanço de 0,2%.

Nos 12 meses encerrados em outubro, houve expansão de 0,96%, na série sem ajuste. Devido às revisões constantes do indicador, o IBC-Br medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal, assim como o próprio Produto Interno Bruto (PIB).

Perante outubro de 2018, o índice aumentou 2,13%, na série sem ajuste. No ano, a variação é positiva em 0,95%.

O comportamento do indicador no mês de outubro foi influenciado pela alta de 0,8% da produção industrial, pelo incremento de 0,8% dos serviços e pelo avanço de 0,1% do varejo, segundo as pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta do Sistema de Contas Nacionais do IBGE. O indicador do BC, de frequência mensal, permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), de frequência trimestral, descreve um quadro mais abrangente da economia.


voltar