Compartilhe
24 de Março de 2016 – 04h33 horas / Luiz Marins

Seja você cristão ou não, judeu ou não, aproveite este tempo pascal para ressuscitar em você a esperança e com ela todas as virtudes humanas.


Vivemos não só numa época de mudança mas num tempo de mudança de época. Um olhar atento à realidade nos mostrará que não há setor, nem ramo, nem país, nem mesmo pessoa que não esteja passando por mudanças de todo tipo e espécie. Isso nos deixa inseguros e corremos o risco de nos desesperar.


A palavra “esperança” tem sua origem em SPES no latim que tem o significado de “confiança em algo positivo”. Esta palavra latina também deu origem ao verbo SPERARE, que veio dar origem ao nosso “esperar” que em latim significava “ter esperança” e não como pensamos hoje numa atitude acomodada de aguardar que as coisas aconteçam. O perigo em perdermos a esperança  (desesperançar) está em sermos conduzidos a nada mais esperar das pessoas e da vida (desesperar) e então cometermos enganos e erros dos quais poderemos nos arrepender. É preciso acreditar que por maiores que sejam as dificuldades sempre haverá uma saída. E essa saída será mais facilmente encontrada se tivermos confiança, serenidade, equilíbrio, paciência e mesmo gratidão pelas coisas boas que ainda nos restaram, ou seja, se não nos desesperançarmos.


O desespero quase sempre nos faz cegos e como cegos não conseguiremos ver e, portanto, encontrar a solução e a saída para os problemas que, muitas vezes, estão mais próximas de nós do que imaginamos. O desespero nos leva ao ódio, à vingança, enquanto a esperança nos conduz à compaixão, à gratidão e ao tão propalado amor. No desespero queremos resolver tudo por nós mesmos pois perdemos a confiança, nos afastamos das pessoas e nos sentimos vítimas do mundo.

A esperança nos faz confiar, acreditar, agradecer e essas virtudes nos farão encontrar as oportunidades e as pessoas que nos ajudarão a encontrar a saída.


Ressuscite a esperança em você!


Pense nisso. Sucesso!


voltar