Anfir quer taxas de juros em 12% para aquecer vendas em 2016
Compartilhe
04 de Dezembro de 2015 – 12h08 horas / Portal Transporta Brasil

Depois de amargar uma queda de 45% nas vendas de implementos rodoviários em 2015, a associação do setor, Anfir, defende a definição antecipada das taxas de juros e demais condições de financiamento para o segmento em 2016.

 

“A indústria poderia se recuperar com o Finame-TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) na qual o BNDES empresta os recursos cobrando spread que historicamente fica próximo a 1% ao ano, além da taxa de intermediação dos agentes financeiros que pode ser de até 4% ao ano”, explica o presidente da entidade, Alcides Braga. “Dessa forma a taxa anualizada ficaria ao redor de 12% ao ano”, acrescenta.


Segundo Braga, a maior parte dos recursos do Finame calculado pelo TJLP tem origem no FAT (Fundo de Ampara ao Trabalhador). “Isso significa que a verba já existe e na prática não representaria subsídios por parte do governo”, argumenta. O executivo afirma ainda que se o BNDES financiar entre 80% e 90% do bem para pequenas e médias empresas e entre 70% e 80% para as companhias de grande porte os negócios deverão retomar à normalidade de forma gradativa.


Por outro lado, o executivo recorda que o convênio assinado entre Anfir e Caixa Econômica Federal durante a última Fenatran  pode dar mais fôlego financeiro às empresas. No contrato o banco oferecerá linhas de capital de giro para antecipação de contratos com fornecedores além de oferecer condições especiais para pagamento das despesas relacionadas ao 13º salário das empresas associadas. Ambas as ofertas têm condições especiais de taxas de juros.


voltar